URBANISMO BAÚ DA FELICIDADE

Estava conversando com uma professora (não arquiteta) engenheira, que com muita sabedoria me enriqueceu a tarde numa intertroca de informações. Apesar de eu entender as políticas publicas de zoneamento, adensamento ET Cetera, aprendida na aula de Introdução ao exercício Profissional. Não consigo deixar de concentrar a critica própria academicista, a respeito das administrações públicas porque, por mais bem intencionada que seja a iniciativa privada, há coisas que só o poder público pode realizar ou idealizar. Vejo o esforço, por oras ate de desdém desacreditado das instituições privadas, mas eles procuram seguir as muitas leis que a cada dia se criam para preservar, o que a própria consciência, imita na famosa estátua da Justiça. Fecham-se os olhos para a qualidade da vida urbana. E as construtoras, com suas parcelas de interesse nessa massa “descoberta” socialmente, não podem ter como objetivo (somente) o lucro financeiro.
A arquitetura, nos raros casos em que é comentada na mídia, ainda é vista, unicamente como um fato cultural e estético. Estes grandes edifícios, parques públicos, hospitais e ate mesmo edificações de consultórios, clínicas, todos envidraçados, belíssimos, que vão aos poucos impactando os modelos urbanísticos da cidade. E seus habitantes vão sentido o feito e pouco percebendo seu sentido, que tem efeito na vida de poucos e fortíssimas implicações na economia.
Cito o exemplo do PROSAMIN em Manaus. 

É  EXPLÍCITO QUE  ISTO...


 É MELHOR DO QUE ISTO...



Outro dia estava pensando em colocar num projeto de intervenção da disciplina em Conforto Ambiental, um "jacarezinho" ou uma "flor de acácia" (adoro acácia) bem na fachada do prédio, alias, se existe grife de condomínio de luxo que promove a total segregação e ainda ganha premio por isso, porquê não, eu colocar minha marquinha registrada lá ? Fiquei pensando em registrar o nome FEMALE e criar um logo, assim todos meus projetos terão status de grife...ou greffe, que para quem não tem dicionário, significa "transplante" em francês. E nem adianta copiar porque já registrei a ideia aqui...srsrsr.

O que acho diferentaço é a forma que vendem (no caso PROSAMIN) foi Paitrocinado pelo BIRD, a ideia de "qualidade de vida". Veja bem, você esta saindo do igarape, ganhando uma casa mais um punhado de dinheiro (indenizaçao), isso é desenvolvimento, progresso minha senhora!...
Para os deserdados da vida, se vende o baú da felicidade (baú foi a primeira frase que aprendi a ler) e para os novos ricos, griffe de condomínios. E a gente cada vez mais, urbanisticamente vomitando, estamos nos trancafiando atrás das grades que "O RAPPA" já havia cantado (as grades do condomínio são pra trazer proteçao...mas também trazem a duvida se é você que tá nessa prisão)... E o urbanismo está me deixando cansada...Porque as construtoras acham que somos índios e, nós continuamos comprando nossos espelhinhos franceses...
Há, e se voces virem por ai, uma assinatura, uma flor de acácia ou azaléia na fachada de alguma edificaçao...nao será a minha, ainda, mas vou cobrar a idéia...rsrsrs  

Ou  continuamos acomodados (voce sozinho (a) tá?
nas ilusões do Governo