BLOCOS PARA CONSTRUÇAO

Domingo a noite estive na Feira do Construtor, no Sesi Av. Rio de Janeiro. Muito organizada, atrativa, showzinho rolando. Ambiente bacana. Vários stands, com provas de doces, salgadinhos, biscoitos e bebidas. Muito legal!

A feira tinha de tudo, caminhoes, motos, tratores, ar condicionado, moveis e imóveis. E na parte da construção civil, telhas, forros, portas, tijolos de todos tipos e marcas.

O que me chamou atenção foi a empresa : CERÂMICA MARAJÁ

O Engenheiro civil Flávio, proprietário, me atendeu muito prestativamente, com paciência para as perguntas academicas cheias de duvidas e conceitos. Enfim, fomos da fabricação à casa pronta.

Atentamente, ouvi as diferenças na produção e no beneficio de cada produto. Vale a pena conferir antes de indicar num projeto ou mesmo construir.

O bloco de cerâmica que fiquei interessada em conhecer tem uma estrutura mais lisa que o bloco de concreto. Permitindo uma prumada mais fácil das paredes. Menos desperdicio de reboco, inclusive podendo usar outros materiais para reboco, mais em conta no mercado. E se você observar, as construções em bloco de cimento, tende a absolver mais agua da chuva, justamente porque o poro do cimento na composição química que sofre, fica mais aberto. Fato esta na diferença do material de produção.

É fato que não estou aqui defendendo nenhum dos dois produtos, apenas fazendo um comentário de uma percepção academica que muito tem a aprender e, mudar de opinião.

Em relação a ecologia, fiquei pensativa quanto o que degrada mais...

Vou pesquisar sobre isto e volto a postar.

Uma  breve informação sobre os blocos e suas diferenças: 

Blocos Cerâmicos: Demanda menos tempo de assentamento, acelerando a construção. Esse produto permite que as instalações eléctricas e hidráulicas sejam embutidas, evitando cortes na parede. Gerando uma economia de aproximadamente 30%, mas por outro lado não podem ser reforma-
dos.

Lembrando da aula de Conforto ambiental, nota-se divisão no bloco, que é o isolamento térmico onde o calor é repelido pelo material, refletindo esse calor ,causando um conforto no ambiente.



 Blocos de Cimento : É o mais resistente, evitando perdas causadas pela quebra. Para o assentamento é preciso menos argamassa e camadas mais finas de reboco. Mas é também o que oferece menor conforto térmico e, em caso de paredes externas é bom optar por uma pintura acrílica para aumentar a proteção contra a umidade.

Conforto térmico?  O que aprendi na aula de Conforto é que por conter poros mais abertos que nas cerâmicas feitas com o barro, o calor é contido entre o compartimento gerando energia interna no bloco que se acumula, tornando a parede bem quente com maior tempo para resfriamento. Não promovendo conforto no ambiente.


Blocos de Concreto Celular : Produzidos em altíssimas temperaturas e pressão,
afim de ganhar maior resistência. São leves, porosos e têm boas qualidades termoacústicas.

São recomendados para paredes internas e podem ser facilmente cortados.