PONTE SOBRE O RIO NEGRO NO AMAZONAS

...O futuro espelha essa grandeza...Terra adorada..Entre outras mil és tu Brasil...
O próximo dia 24 de Outubro será histórico para o Amazonas. Alem da comemoração dos 342 anos de existência como Capital do Estado, será inaugurada a ponte sobre o Rio Negro, que ligará imediatamente Manaus ao município de Iranduba, que fica distante 22 km. E que eu vi nascendo, do primeiro ao ultimo pilar. De imponente arquitetura, a obra possui um tipo de estrutura muito comum em construções aqui no Brasil e em outros países, conhecida como estaiada, que utiliza cabos conectados a um mastro para sustentar a pista. 
Alem de ser a segunda maior do genero no mundo, ficando apenas atrás da ponte sobre o Rio Orinoco, onde eu também tenho um pé lá, na Venezuela de Chaves...
Considerada uma das maiores obras da historia do Amazonas, a ponte contabiliza dados que possui a maior grandiosidade: tem 3.595 metros de extensão e foi projetada de maneira a permitir a continuidade normal no fluxo de embarcações que sobem o Rio Negro.Os canais principais tem 200 metros de largura e no mínimo 55 metros de calado aéreo (altura).
Estava conversando com um amigo, e ele não concordava quando eu falava sobre a grandeza que caracteriza a obra. Aproximadamente 138 mil metros cúbicos de concreto estrutural foi usado. Suficiente para construir 25 prédios de 20 andares, ou 2 estádios do Maracanã, considerado o maior do mundo.

Outro truque de engenharia utilizado foi a adoçao de revestimento nas estacas de ate 75 toneladas, com o objetivo de garantir a verticalidade. E pelo que li no jornal de circulação de Manaus, o Projeto foi dimensionado para isso. E o histórico de pontes estaiadas pelo mundo, são projetadas para terem manutenção sem interrupção de uso.
Ao lado dos monumentos históricos importantes da minha cidade, como Teatro Amazonas e o prédio da Alfandega, a ponte deve-se tornar o maior e mais belo cartão postal do Estado, não somente pela grandeza mais bela beleza visual.
Muitos comentam que seu objetivo foi politico X economico, mas não levam em consideração a expansão do pólo industrial, que somente se concentra na capital. Outra questão é a limitação que Manaus tem para crescer urbanisticamente, a zona Leste e Norte se limita à floresta que estão (dignamente) preservadas.
Quanto ao que meu colega falou que, eu estaria vendo somente o aspecto projeto e estrutura e não o economico, explico: A ponte sobre o Rio Negro é a maior, a mais fodona e a mais superfaturada também. Mas entra em assuntos e tópicos para outro post. Fico na significancia visual e arquitetonica.

A PONTE EM NÚMEROS
  • Começou sua construção em 2007
  • R$  811,8 milhões foi o custo total da obra (R$  587 milhões financiados pelo BNDES e R$ 224,8 milhões a contrapartida do governo do Estado)
  • 3.595 metros de extensão
  • 138 mil metros cúbicos de concreto estrutural é quanto foi utilizado
  • 185 metros é a altura do mastro (vão) central.






FONTE DAS FOTOS:
Dr. Celso Antonio da Silveira, via email.