ARQUITETURA E AS EMOÇOES PSICOLÓGICAS QUE CAUSAM
Na aula do professor SAMUEL de Historia da Arte estética, tive o prazer de entendimento sobre o romantismo evocado nas construções arquitetonicas onde todo aluno deveria (e muito) dar a devida importância para o passado.
Conhecendo as equações: Egito= idade do medo, em que o homem se dedica a conservação de um corpo sem o qual não poderá encontrar a reencarnação;
Conhecendo as equações: Egito= idade do medo, em que o homem se dedica a conservação de um corpo sem o qual não poderá encontrar a reencarnação;
Grécia= idade da graça, símbolo de trégua contemplativa no encanto das paixões;
Roma= idade da força e da pomposidade;
O Protocristao= idade da piedade, do amor;
Gótico= idade da aspiração; Renascença= idade da elegância;
Revival= idade da memoria - DEVIDA IMPORTÂNCIA PARA OS FUTUROS ARQUITETOS.
A teoria de " Einfuhlung" , segundo a qual a emoção artística consiste na identificação do expectador com as formas, e por isso no fato da arquitetura transcrever os estados de espírito nas formas da construção, humanizando-as. Descreverei num modo simplista de entendimento, que deixa o romantismo invadir a percepção.
Olhando as formas arquitetonicas, nasce uma vibração intrinseca em simpatia simbólica com elas, porque suscitam emoções em nosso corpo e nosso espírito: Fenomenologia Einfühlung é a palavra alemã que significa entendimento ou empatia e foi usada por fenomenólogos como Edmund Husserl para explicar uma forma de conhecimento que procura entrar na experiência de outro ser humano e conhecer e sentir o mundo da mesma forma que esse ser humano.
A LINHA HORIZONTAL: Quando seguimos uma linha horizontal,nos damos conta que ela não dá o sentido do emanente, do racional, do intelectual. É paralela a terra sobre o qual o homem caminha, acompanha por isso o seu andar, decorre a mesma distancia da vista e por isso não dá lugar a ilusões a cerca do seu comprimento, seguindo sua trajetória, encontra-se sempre um obstáculo qualquer que sublinha o seu limite.
A LINHA VERTICAL: É o símbolo do infinito do êxtase e da emoção. Para isto o homem ergue os olhos ate o céu, afastando-se da sua diretriz normal. A linha vertical rompe-se no céu, não encontrando limite, perde-se nele. Ilude-se a cerca do seu comprimento, é por isso símbolo do sublime. Alguns autores distinguem entre a linha ascendente que representa alegria e a descendente que provoca tristeza.
LINHAS RETAS E CURVAS: As linhas retas significam decisão, rigidez e força. As linhas curvas representam hesitação, flexibilidade ou valores decorativos.
O CUBO: Representa a integridade porque as dimensões todas iguais, imediatamente compreensiveis, dão ao expectador a sensação da certeza definitiva e segura.
O CIRCULO: Dá a sensação do equilíbrio, do controle sobre todos os elementos da vida.
A ESFERA: Representa a perfeição , a lei final, conclusiva. Por isso as cúpulas semi-esféricas nas Basílicas do velho mundo.
A ELIPSE: Desenvolve-se em torno de dois centros, nunca permite que a vista repouse, tornando-a móvel e irrequieta.
Estes são os exemplos das semânticas de Einfuhlung, que analisa cientificamente a extensão do próprio ego, tanto da parte do arquiteto como do observador,nos elementos arquitetonicos.