ARQUITETURA E DIVAGAÇÕES

Não me assombro com meus pensamentos porque nasci no período final da ditadura e meu padrinho de batismo católico foi uma expressão nacional. Tenho em minhas memorias um encontro na Bola da Suframa em Manaus onde, todas as escolas estaduais e municipais estavam com suas crianças (alunos) enfileirados, com bandeirinhas do Brasil à mão abanando-as sem parar de frente a um palco onde se via muitos militares. Essa memoria esta vívida em mim, mas nunca me foi dito o motivo de estar ali, mas posso imaginar que seria o inicio da minha alienação civil, onde eu só tinha uns 6 anos. E tomo emprestado a frase de Jean Jacques Rousseau que diz:

" Todo Homem nasce livre e muda essa condição. Transfere essa totalidade de seus direitos naturais ao Estado, com a finalidade de desenvolvê-los transformado-os em direitos civis, garanti-los e protege-los pelas leis de acordo com seus pactos sociais ".

A mim não choca, mas me entristece, me indigna como sempre, pois vivendo desde o período que o Brasil me pariu no ano de 1978, conheci as dores humanas, a pobreza, nossa miséria, as muitas palafitas que meus pés tocaram, que meus olhos testemunhavam as coisas mais bizarras que já aconteciam nesse país. Manaus esta reconhecidamente um progresso desde agora, com a concientizaçao dos políticos "novos" pois os velhos, me calavam com as doações de brinquedos nas portas das escolas nas datas festivas que eram para chorarmos, no entanto, faziam-nos rir, nos dando brinquedos eletronicos nunca antes visto pelos ditos "pactos sociais" .

Estive numa escola municipal essa semana a fim de comentar (voluntariamente) sobre ecologia urbana e conceitos, como mudar nossos hábitos para reduzir o impacto do nosso estilo de vida no planeta.

E uma menina de uns 11 anos me perguntou:" Tia, você tem quantos banheiros na sua casa ? Respondi.

- A menina -  " Nossa tia, então a senhora é rica porque la em casa a gente faz cocô no igarape. E todos riram.

Terminei a "palestrinha"  e voltei pra casa me indagando: Como ensinar boas praticas ao meio ambiente se as pessoas não tem nem banheiro em casa? Se na própria escola não tem fossa séptica? Sendo a  escola,  o mundo do faz de conta dos banheiros coletivos, das possibilidades de viver por mais que quatro horas com alguma decência. E o esgoto correndo rio 'abarro'...?

O problema não esta enraizado somente nos pactos sociais, esta desde quem da a canetada para disponibilizar os recursos até os de conveniencia politica.

Porem a séculos PREFEITOS jogam cocô no rio e, o outro PREFEITO que mora rio abaixo, recebe toda a contaminação. Falta legislação capaz de impedir que se jogue efluentes no rio.
O Brasil continua me parecendo um país tão pobre, mas tão deprimente, que em algum momento, devem ter pensado que esgoto é artigo de luxo, e abandonaram a concepção de tratar os MONTES de BOSTAS  que bóiam rio abaixo. Inclusive o meu!

Na América, há vinte nações com coberturas de saneamento e esgoto maior que a nossa (e várias são mais pobres). Uma sociedade ignorante nesses assuntos, não cobra politicas energéticas de seus governantes. Valendo-se do atraso intelectual do povo, preferem construir obras visíveis e vistosas, a ENTERRAR canos e não VER seu cocô correr rio abaixo. E, esquecer o ESGOTO, ainda é uma decisão politicamente "esperta" . Do jeito que vai as coisas, bom mesmo e ficar divagando no tempo do LUÍS IV, que jogavam seus efluentes no penico pelas janelas colossais de beleza, janela a baixo. Sai de baixooooo gritava os criados...

Baixei alguns artigos disponível no site do IBGE de grandíssima importância para nós, alunos de arquitetura. E o curioso é como os dados apresentados de certa forma, nos induz a enganos. Ai, de vez, estamos perdidos.

Não me digam que não temos soluções. Participei de uma palestra de efeitos consideravelmente possíveis, fizemos a experiência e tem dado certo. Como ainda é muito academicista, vocês podem conferir na integra o CRIADOR e  CRIATURA  neste site:

http://www.setelombas.com.br/2010/10/bacia-de-evapotranspiracao-bet/


Cade os políticos pra ler isso? Falo sozinha...Eu fui sincera...
 
Quantos banheiros você tem mesmo na sua casa ?