UM LUGAR NA CIDADE

Não deixa de se constituir um fato extraordinario para a arquitetura (minha opinião), a exposição natural que se encontra o maior  MUSEU a céu aberto no Brasil - comparado aos que já visitei.
EXATAMENTE AQUI  EM PORTO VELHO. A riqueza que foi a estrada de Ferro Madeira Mamoré - a E.F.M.M. como esta grifado em alguns vagões preservados (por enquanto) na orla da cidade.

Mas, estava eu trabalhando e, sem querer, juro, não tinha nem o azimute correto de onde eu estava, e subitamente me deparei com varias locomotivas "estacionadas" à beira da estradinha de barro que andávamos (eu e meu parceiro de trabalho). Fiquei alucinada (mas não estava drogada) quando vi algumas não, varias de diversos tamanhos, para todos os gostos, para varias funcionalidade também.

Não quero tecer comentários políticos, sou muito pequena pra isso, mas quero deixar minha ideia no blog caso eu perca minha lucidez: Penso que resgatar toda aquela montanha de ferro enferrujado, seja demasiado caro, oneroso para o Estado. Sugestão: Criar o MUSEU AO AR LIVRE, uma boa equipe para limpeza, alguns bancos com lixeiras do lado contrario da linha do trem para contemplação das locomotivas, um teatro itinerante contando a historia dessa ferrovia. Aproveitar e contar a historia do Cemitério da Candelária, que esta no mesmo local e reza a lenda, foram usados mais de 30mil dormentes na construção da ferrovia e para cada dormente, uma vida se perdeu. E por quê não, conduzir um cortejo fúnebre em uma locomotiva?

Aceitar que me digam que não tem solução enriquecer o Estado tanto no Turismo como nas Ações sociais, é nadar na areia, enquanto alguns bacanas, nas Bahamas.
E nesse fato uma comprovação de que a arquitetura é uma participante passiva das mudanças sociais e que não existe arquitetura alguma que mudará as condições sociais de um país, sem um governo forte, e gente atrevida pra formar esse governo.

Então vamos la. * Quem pode se engajar a mim para transformar aquela comunidade * ?

A RESPOSTA PARA ESTA PERGUNTA ESTA NO FINAL. Seguindo:

Hoje, saudamos as Pirâmides, as obras de Oscar, as catedrais, os prédios volumentricamente inimagináveis e construídos, todos em vidros...E nossa Historia do ventre?

Quando ficou pronta, a borracha das plantações "industrializadas" da Malásia (e não da malária) acabou com as plantações da Amazonia e tornou a ferrovia inútil. 

Hum rum..ok. E porque abandona-la? 
Bem, uso estes fatos folclóricos para tornar menos pesados os comentários sobre o ABANDONO da FERROVIA.. 
Quanto mais analiso as facetas da questão, e estou muito, muito longe de ser uma critica / técnica qualificada no assunto, o que vejo mais uma vez é o absurdo do lado "POLÍTICO" da questão.

OPA, falei que não entraria no mérito POLITICA. Perdoe-me. Mas, qualquer dia a casa cai e vai pegar fogo.


RESPOSTA :  *  Escrevo para mim. Ninguém esta me ouvindo, ninguém dá a mínima se escrevo ou se te convidei a engajar no direito de manter a historia. Cada um se preocupa com sua rotina, sua vida e esquece da morte, porque da vida, nada se leva*  Fico silenciosamente, triste. Ao mesmo tempo, lembrei-me que um lugar como esse deveria conter um forte apelo simbólico, solido, perene, tranquilo, mas nunca deprimente. ACORDA PORTO VELHO!!!


 PORTICO DO CEMITERIO DA CANDELÁRIA - O CEMITÉRIO DOS TRABALHADORES DA ESTRADA DE FERRO - E.F.M.M  - ESTÃO SEPULTADOS AQUI.

 FINAL DA LINHA PARA ESSA LOCOMOTIVA
 A MAIOR QUE JA VI-GUINDASTE FERROVIÁRIO
 TRABALHOU, TRABALHOU E ESQUECIDA FICOU - COMO OS HOMENS

 A CRUZ É FEITA DO TRILHO DA ESTRADA E TEM INICIAIS DA FUNDIÇAO INGLESA
COMUNIDADE CANDELÁRIA - TAO ESQUECIDA QUANTO SUA VIZINHA-A ESTRADA DE FERRO MADEIRA MAMORÉ