FLORESTAS UM PROBLEMA NOSSO!!

É desafiador e, em certa medida, pretensioso da minha parte comentar sobre este estudo, especialmente, quando não se comenta obra de arquiteto, aquele que não for arquiteto, e serve para outras profissões também. Como não sou, restrinjo-me às sandálias da humildade, que não deixam de pisar o chão que todo arquiteto, biólogo, advogado et cetera pisam. Como tenho no curso a disciplina (fantástica) de ECOLOGIA URBANA, essencialmente necessária para nós estudantes, como a agua nos é, digo que são propostas correlatas que induzem à unidade conceitual do curso. E sobre este estudo, fica explicito que o ser humano esta em crise, o pensamento esta em crise, a cultura esta em crise, a arte virou uma merda desnecessária (para alguns alunos) e assim, a historia ficou emparedada nas premissas politicas. Algumas pessoas falam tanto dos americanos que destruíram suas florestas e querem dominar outros países e blá,blá,blá...E nos brasileiros? o quê buscamos com estes resultados?
No mínimo estranho (também sou), muito estranho a Volkswagem fazer sua queimada que é vista da Lua, só para plantar boi, e ninguém fala nada. E não precisa ir de carro (da mesma marca) basta voar (não de Boeing) mas de teco-teco ( eu quis dizer - jatinhos)como fazem alguns milionários fazendeiros e investidores construtores, para verificar se ainda irão mais alguns séculos, para que nós ACABEMOS com as florestas e os rios da Amazonia, porque a área atravessada pelo rio é descomunal e a área atingida pela "sifilizaçao" é infinitesimal.
Pronto, com as sandálias que calço, sigo a tradução própria daquilo que ainda sou pequena para discutir. Chore com os resultados e passe a língua no rosto para aparar sua lágrima, porque vai faltar agua nesse planeta.

O desmatamento acumulado no período de Agosto de 2010 a Novembro de 2010, correspondendo aos
quatro primeiros meses do calendário oficial de medição do desmatamento, atingiu 598 quilômetros quadrados.
Isso representa uma queda de 21% no desmatamento acumulado nesse período (Agosto de 2010 a Novembro de 2010) em relação ao mesmo período do ano anterior (Agosto de 2009 a Novembro de 2009) quando o desmatamento atingiu 757 quilômetros quadrados. Em Novembro de 2010, Mato Grosso
contribuiu com 38% da área total desmatada na Amazônia Legal (Figura 3). Em seguida aparece Pará
com 29% e Rondônia com 20%. Nos outros Estados o desmatamento foi proporcionalmente menor, com o
Amazonas contribuindo com 5%, Roraima com 5% e Acre com 3%.

MUNICÍPIOS CRÍTICOS

Pimenteiras do Oeste      -  6,8%       RO
Vera                                -  6,4%        MT
São Félix do Xingú        - 4,4%        PA
Itupiranga                      - 3,1 %       PA
Itaúba                            - 2,7 %       MT
Curvelancia                    - 2,6%       MT
Porto Velho                   - 2,6 %       RO
Cumaru do Norte        - 2,5%        PA
Vila Rica                        - 2,2%       MT
Novo Repartimento      - 2,2%       PA


FONTE: Sanae Hayashi; Carlos Souza Jr.; Márcio Sales & Adalberto Veríssimo (Imazon) - LIVRO TRANSPARENCIA FLORESTAL


Você encontra alguns livros para para baixar no http://www.ecodesenvolvimento.org.br/biblioteca/livros