O QUE É UM JARDIM SENSORIAL
Vim das explicações sobre email que recebi de um visitante do blog. Ele me perguntou o que seria uma das fotos que postei no titulo: MEU PRIMEIRO PROJETO ARQUITETONICO. Ele estava curioso do que seria um JARDIM SENSORIAL. Vejo que deixei a desejar na informação, então eis a resposta.
Sensível, palpável: fenômenos sensoriais. Impressão recebida pelo sistema nervoso central quando um dos órgãos dos sentidos recebe um estímulo exterior. Impressão moral; emoção. Surpresa, espanto seguido de certa agitação: notícia que causou sensação. Vivência significativa que mobiliza afetos e emoções: viver à procura de novas sensações.
Um jardim sensorial transcede o espaço que urbainisticamente é visto como embelezador, terapêutico, de sensações de tranquilidade. Ou seja, um belo paisagismo de jardim somente.
O Jardim sensorial se ancora na inclusão social de portadores de necessidades especiais, quem tem os mesmos direitos que os ditos "normais". Porem, não pratica, estes direitos praticamente não existem nos parques da maioria das cidades do Brasil.
Dentro do conceito de acessibilidade, preferi criar no meu primeiro projeto academico, um Jardim sensorial dentro de um limítrofe de um parque da minha cidade. Permeando assim, a cultura necessária que se faz frente as modificações integrantes da sociedade.
Já imaginou um parque totalmente acessível? Onde cadeirantes, Anão, Cegos, pessoas com baixa visibilidade e mobilidade reduzida pudessem desfrutar de sensações táteis, visuais, de olfato e sentir as diversas manisfestaçoes sensoriais que existe em cada ser humano.
O Jardim sensorial, em projeto academico, está em níveis diferentes de altura de suas plantas e flores, para que crianças, jovens, adultos e PNE possam tocar e sentir.
A ideia inicial do projeto academico foi criar este espaço para propiciar através do lazer sensações que aguce a percepção das pessoas. Tendo como objetivo estimular a percepção sensorial dos visitantes e promover a integração da sociedade com pessoas que por algum motivo não tem um dos sentidos.
E sendo algo novo para a cidade que moro, ter a possibilidade de um dia poder vê-lo realizado. E lógico, apesar do conceito de inclusão ser amplamente divulgado, não se vê na maioria das cidades, sua aplicação.
JARDIM SENSORIAL é algo difundido principalmente no eixo SUDESTE/SUL do Brasil. E por que não, no Norte, que é rico em Historia?