PENSAMENTO SOBRE O PLANEJAMENTO URBANO

Nós "americanos" da América do Sul vivemos num cenário economico que não é o melhor. Estamos pagando por décadas toda essa mudança urbanística do construção, destruição e reconstrução. Tudo para atender às regras dos europis...Fico pensando, o Canadá é um pais capitalista avançado, com cidades extremamente civilizadas e agradáveis. E do outro lado, Montevideo, a cidade de opereta, totalmente preservada conforme deixou seus construtores e colonizadores. Com seus carros vintages de 1900, mexendo com a imaginação dos que vieram na geração de Quentin Tarantino, que rodam livremente (por falta de novos), é a capital de um pais e de uma economia em extinção, onde a vida parou a décadas.Mas, permaneceu a sua origem. Ninguém foi la na tenra e burra percepção da Historia, que deveria derrubar a construção histórica para dar novos ares à Modernidade e ao poderio europeu de nos manipular. Porque desde a vinda da Corte Portuguesa e posteriormente com a vinda dos mestres franceses com o estilo napoleonico de implantação e construção, deram uma forma urbanística de independência, de afirmação de um NOVO ESTADO. Novo nada. Acredito que só é possível planejamento urbano através de um governo forte - um esquerda na direita sabe. Como se sabe,ou posso estar flutuando nas interpretações (aqui eu posso, o espaço é meu) a diferença entre capitalismo e comunismo, é que o capitalismo é a exploração do homem pelo homem e o comunismo é exatamente o contrario.
Pesquisando o tema planejamento urbano, vi que há apenas um lugar (entre mais de 30 paginas do google) que o planejamento funciona, é na Escandinavia, onde a população é a mais adiantada do planeta e, por outro lado, (ou talvez exatamente por isso), as municipalidades são proprietárias de grande partes dos terrenos urbanos, por aquisições e desapropriações, e os planos são respeitados, onde não só o planejamento, mas tudo funciona.

Mas, como nem tudo que reluz é ouro. Infelizmente, como o Brasil ainda é um país considerado pobre e em transição (analogia entre as 8 potencias).somos, sim somos, somos todos o país, brasileiros, temos o pior congresso que o dinheiro pode comprar.

E planejar, construir aqui, privadamente, é IMPOSSÍVEL, caro Watson, porque as influencias politicas, econômicas e sociais, ecológicas impedem qualquer tentativa. Principalmente na cidade que agora estou morando. Quando o plano está pronto, licitado, entra outro governo e muda tudo.
Tá bom, não vou ser pessimista. É possível sim, fazer um cronograma de projeto e obra pronta, desde que não ultrapasse um mandato (esse é o segredo).

Frase típica de politicos em campanha: "no meu governo, saúde, segurança,moradia, transporte, cultura, previdência social, cultura de novo, saneamento total em toda cidade, agricultura, serão prioridade numero HUM...

Atah, hum rum...todos acreditamos, porque todos sabemos que a prioridade de um politico é a reeleição.