TUBO DE CONCRETO E SENSIBILIDADE ARQUITETÔNICA

Quando estava criando um projeto para a disciplina de Conforto I, fui ate a praça onde passaria por uma intervenção urbana e, me deparei com esse tubo de concreto ai abaixo. Este local é o parque infantil...

 
Na época, eu pensei em desenvolver algo com os tubos já existentes e criar com outros de diamentro maior, por exemplo, uma casinha de brinquedo onde as crianças cadeirantes pudessem ter a inclusão total no parque. Na subjectividade da criatividade eu queria ter construído uma verdadeira mini cidade de tubos, com os quartos, cozinha, varandas e os túneis que pudessem ser divertidos para as crianças de todas as idades e diferenças. Logo, pensei nos mochileiros que existem aos "tubos" viajando mundo à fora. A arquitetura consegue despertar sentimentos particulares ou estado de espíritos e ao afinar sua sensibilidade, é capaz de ler sua riquíssima expressão, mesmo que de uma construção rudimentar, com elementos ocultos dentro de uma galeria pluvial ou escoamento de esgoto, no caso dos tubos de concreto, tão crus, tão fortemente inflexível, marcado pela aurora da profissão seguinte: a engenharia.
Mas o que acontece com outras profissões como o Turismo em que, se seus guias não servem para "ver a arquitetura", pelo mesmo deveriam saber ensinar ver a urbanística. É o que acontece nos nossos passeios arquitetonicos. Se não tem a "supermodernidade", as janelas em vidros, os elementos da moda. Não é o belo. 
Nao é uma critica velada aos turismologos, mas o que ainda estamos engatinhando em termos de cultura arquitetonica, de valores táteis, na tentativa desesperada de dar às formas um conteúdo humano.Visto que a beleza de uma edificaçao é considerada independente do seu valor social. A arquitetura para o homem, suscita inatas harmonias como das escalas musicais ou solicita simpatias corpóreas. Sendo a unica que tem o monopólio do espaço e assim, dar seu pleno valor.
Se há um conflito na arquitetura (como na foto acima), trata-se exclusivamente entre o espírito construtor e a matéria surda e hostil de quem a vê. Mas esta é totalmente dominada sob o jugo da forma, e a vitoria é sempre do espírito. Por este seu carater, a arquitetura distingue-se substancialmente de todas as outras artes a que podemos chamar expressivas, por exprimirem sentimentos ou ideias concretas. Como esta, vista abaixo:






HOTEL NO MÉXICO
Fonte:
http://www.tubohotel.com/welcome/