TIJOLO VEGETAL, A SOLUÇAO PARA NOSSO FUTURO ?

Não é novidade nenhuma pois já existe desde 2008, mas para aqueles alunos que não gostam de ler nem pesquisar, não tem problema, aqui no Female a gente comenta!

MANAUS - O pesquisador do Instituto Nacional de Pesquisas na Amazônia (Inpa), Dr  Jadir Rocha, teclou com os internautas no chat do Portal Amazônia e falou sobre o tijolo vegetal, uma peça produzida com o ouriço e a casca da castanha, o caroço do tucumã e o do côco, entre outros materiais. Ele é produzido atraves do rpocesso de prensagem a frio e a seco.
O tijolo é ecológico, não é fabricado por queima de lenha, como o convencional e é produzido a partir de sobras da natureza.

Abaixo, você lê na íntegra o bate-papo com o pesquisador.

Dr. Jadir Rocha entra no Chat

Dr. Jadir Rocha:
Boa tarde a todos! Estou disponível para conversarmos sobre a confecção de chapas de folhas vegetais e do tijolo vegetal, que são materiais alternativos ao cimento e à alvenaria. Temos um setor no Inpa onde podemos produzir tanto as chapas de folhas quanto o tijolo vegetal.

Cupido Love: Dr. Jadir Rocha, qual a resistência do tijolo vegetal? Podemos construir casas populares com esses tijolos?

Dr. Jadir Rocha:
Podemos construir casas a preços populares, a resistência é similar ao tijolo de argila e ao cimento.

Zé boby feliz: Dr. Jadir Rocha, no que esse tijolo vai nos ajudar?

Dr. Jadir Rocha:
O tijolo oferece grandes vantagens em relação aos tijolos convencionais, como a disponibilidade de matéria prima, ou seja: não é preciso cortar nenhuma árvore para usar como lenha, não precisa escavar o solo e nem tirar argila.

HDC! O mais bonito: mas tal matéria é tão resistente quanto o tijolo de barro?

Dr. Jadir Rocha:
O tijolo vegetal é tanto quanto mais resistente que o de barro. O tijolo vegetal pode substituí-lo sem problemas, além do custo similar.

Zé boby feliz: Dr. Jadir Rocha, onde eu compro esse tijolo?
Dr. Jadir Rocha:
Esta foi uma pesquisa onde foram realizados estudos preliminares, mas ainda não há produção. Já existem empresários interessados em produzi-los.

Vânia: Dr. Jadir, esse tijolo vegetal é resistente o suficiente para fazer qualquer tipo de construção?

Dr. Jadir Rocha:
Ele é mais indicado para habitação, casas, edifícios.

Andrezza: O custo desse tijolo é mais barato que o tradicional? É preciso um grande investimento em máquinas?

Dr. Jadir Rocha:
Estima-se que o custo seria similar ao do tijolo convencional. A respeito dos investimentos em máquinas, as olarias poderiam continuar produzindo tijolos normais e abririam uma nova linha para o tijolo vegetal.

Vânia: Ele pode ser fabricado em qualquer região do Brasil? Quais os vegetais que o senhor normalmente utiliza e de onde tira?

Dr. Jadir Rocha:
Ele pode, mas teria que levar o material para os outros estados. Utilizamos mais ouriço da castanha, a casca da castanha, o caroço do tucumã e o do côco. Eles são coletados no chão mesmo.

Zé boby feliz: E o custo beneficio desse material? Quanto ia custa para o bolso do consumidor?
Dr. Jadir Rocha:
O mais importante do custo x benefício seria a questão térmica. Numa região quente como a nossa, o tijolo vegetal não retém calor. Fora que, como ele é feito das sobras que a natureza não vai utilizar, ele é ecologicamente correto.

Fernando 40: Dr. Jadir, assim como as telhas de barro estão sendo substituídas pelas telhas de plástico reciclado, existe algum projeto para substituirmos o tijolo de barro por um ecologicamente correto?

Dr. Jadir Rocha:
O tijolo vegetal é ecologicamente correto, não queimamos lenha (ou seja, não gera gases para o efeito estufa), entre outras coisas. O tijolo vegetal já é para substituir o de barro.

UVA: E o custo deste tijolo? Vai ser mais barato para o consumidor?

Dr. Jadir Rocha:
O custo seria menor, devido ao encaixe que ele tem. Para construir uma casa popular de 40m2, que consome em torno de 5 mil tijolos, três homens poderiam levantar as paredes e divisórias dentro de 8 horas.

Vânia: Dr. Jadir, recentemente fecharam as olarias de Iranduba por conta do uso de madeiras na queima. O tijolo vegetal representa uma alternativa mais ecológica do que o tijolo tradicional?

Dr. Jadir Rocha:
Claro que sim, pois o tijolo vegetal não leva sequer uma partícula de madeira em sua confecção.

Fábia: O INPA pode produzir em escala industrial ou apenas quer repassar a tecnologia aos interessados? Para que o INPA repasse a tecnologia existe um custo?

Dr. Jadir Rocha: O
Inpa apenas desenvolve a tecnologia e a disponibiliza. Temos um setor que trata da parte da comercialização.

Letícia: Dr, recentemente vi em uma casa uma placa de madeira usada na decoração, parecia ser feita com cascas de castanha. Já seria o uso dessa tecnologia? Alguém já está usando em Manaus?

Dr. Jadir Rocha:
Desconheço a confecção desta placa.

BELL-PROMOTER: Qual é a matéria prima utilizada na fabricação do tijolo vegetal?

Fernando 40: Qual o material mesmo que é feito o tijolo vegetal?

Dr. Jadir Rocha:
Utilizamos casca de castanha, ouriço, caroço do tucumã e do côco. Em seguida, é feita aglutinação com resinas sintéticas e a prensagem.

Vânia: Dr, o que o senhor mistura aos vegetais para dar origem ao tijolo e que máquina utiliza ou deve ser criada?
Dr. Jadir Rocha: Misturamos colas, resinas sintéticas, e as máquinas são prensas de alta capacidade de pressão.

Dr. Jadir Rocha: Muito obrigado a todos. Fico a disposição na Coordenação de Pesquisa em Produtos Florestais, ou no telefone: (92) 3643-3069. Até a próxima!