CEMITÉRIO DE MANAUS UMA LEMBRANÇA NA ARTE ESTÉTICA

Estava passando na rua em frente o Cemitério de Manaus, com o transito caótico no local às 11:00 hs,  aproveitei e entrei. Quem repudia o habitat dos mortos não entende que a única coisa na qual não podemos fugir é do amor e da morte. Em post anterior eu já havia comentado que adoro cemitérios. Visitei o Cemitério de Montparnasse na França  anos atrás, pena meu HD ter sido roubado e la se foram algumas fotos que poderia estar aqui para ilustrar a beleza e a romantizaçao dos túmulos que o ser humano constroi como símbolo daquilo que ele não domina. Eu adoro visitar, para mim é como uma tarde numa cafeteria...É como eu imagino uma construção que eu tenho vontade de criar. Um cemitério com uma cafeteria, um local agradável, de meditação e crenças. Por mais que eu não tenha a crença formal nem educação religiosa que me leve para tal. O que me importa, são esses túmulos, esses signos que lá estão e perpetuam pela eternidade, enquanto tiver humanos para cuidá-lo.

No cemitério de Manaus, foram sepultados muitos artistas importantes do século XIX. Pena minha permanência ter sido no máximo 10 minutos, porque estava acompanhada de minha mãe, que é evangélica e não detém o habito de velar mortos...Well, quem disse que minha presença era pelos que ali permaneceria na lembrança? Eu estava pela arquitetura e arte. A arte instrínseca da minha alma...Ou dos meus medos?














FONTE: FOTOS PESSOAIS GILLIANE ROSSI
DATA DAS FOTOS ALTERADAS POR FUNÇOES TENCOLOGICAS DO EQUIPAMENTO
DATA ORIGINAL: 04/11/2011